its the other side.

Uma escola, uma turma, um desafio. Uma agência de brand consultancy, um instagrammer, e nós – os fotógrafos.

“O que é distingue cada pessoa? O que é que as torna únicas? Hoje em dia, as empresas não contratam, meramente, recursos, contratam pessoas, que são seres complexos, com uma multiplicidade de “lados”, que apenas são revelados em determinados contextos. No contexto de trabalho as pessoas comportam-se de uma determinada maneira. Mas quando estão num contexto social diferente, muito provavelmente estão mais à vontade para mostrar o seu lado mais pessoal.
A ideia central do projeto consistiu em apresentar cada um dos finalistas para além do seu “lado” mais óbvio e formal. Aquele que é dado a conhecer nos curriculum vitae. Quisemos trazer para o talent book o “lado” mais pessoal de cada um, os seus hobbies, os seus sonhos e desejos.
Para tal precisávamos de representar o “lado” formal e o “lado” informal. Para representar o “lado” formal recorremos à fotografia e para representar o “lado” informal recorremos à elaboração de composições gráficas com objetos que tivessem a ver com cada aluno.”

E assim a Walk apresentava a sua proposta para o Talent Book do Magellan 2016, sob o mote “Two sides, the same person” e com o call to action “discover the other side”.
Convidados pela Walk para materializar este conceito, pediam-nos para fazer os retratos de cada aluno. Um corporativo ou profissional e outro mais informal, quase familiar. Para isso, e de mão dada com a Walk nas entrevistas que realizaram, tivemos de conhecer e descobrir mais sobre estas 27 pessoas.
O que aconteceu é que acabámos por conhecer 54. Sim, podemos dizer hoje sem medo que cada aluno tem dois lados, a mesma pessoa multiplica-se, no mínimo por duas, quando a conhecemos melhor.

Gelo quebrado, retratos conseguidos e passávamos para a 2ª fase: dar vida, ou neste caso, “dar imagem” às criações de Wandson Lisboa. O instagrammer, depois de uma conversa com cada aluno, criava um conceito paralelo à sua vida profissional ou percurso académico.

Validadas estas criações, a continuação deste projecto viria a ser desenvolvida no nosso estúdio e na companhia da Walk e do Wandson. Uma semana de muitas gargalhadas e trabalho árduo onde foram fotografadas todas as suas criações, que mais não eram que a marca pessoal de cada aluno.

Podes descobrir todos os alunos e o seu lado b no website criado pela Walk, aqui partilhamos apenas três bons exemplos.

mariana_02
mariana_01
luisneto_02
luisneto_01
fabio_02
fabio_01

Projecto: Magellan MBA 2016 talentbook for Porto Business School
Agência: Walk
Direcção criativa: Walk
Composição: Wandson Lisboa
Website: https://magellanmba2016talentbook.pbs.up.pt
Serviço: Fotografia de retrato institucional, fotografia criativa e video.